“Apurar. Checar. Rechecar. Informar. Combater a desinformação, para combater o coronavírus”  é o slogan da campanha que a Associação Nacional de Jornais – ANJ lançou este mês, criada pela agência Tailor Media. Celebrando a volta da força do jornalismo profissional como o canal mais indicado para se buscar notícias confiáveis, a ANJ aponta ainda o jornalismo como sendo “o antídoto contra a desinformação”, referindo-se à extensa produção de fakenews em espaços não jornalísticos da internet e redes sociais.

A revalorização do jornalismo profissional é uma das muitas revisões de comportamento que a pandemia vem trazendo na esteira de sua avalanche disruptiva.

Nas últimas semanas, na nossa luta diária por atender e resolver o que é prioritário, leia-se a preservação da saúde, da sociedade e da economia – muitos rearranjos vêm se instalando sem que nós os percebamos. Não porque não sejam importantes, mas porque, ao contrário de serem mais um problema, são benéficos e por isso não exigem nossa reflexão imediata. Revalorizar os canais legítimos de notícias é uma boa notícia, tanto para os indivíduos como para as empresas. Quando este furacão passar, muitas coisas vão ter mudado de lugar e nós vamos precisar de referências de ligação entre o mundo que ficou para trás e o mundo no qual já estamos embarcados. O jornalismo, que hoje nos revela realidades tão duras, vai nos ajudar a conhecer também o que de positivo nos aguarda.