Sobre a importância das fotos, além de elas dominarem a comunicação nas redes sociais, elas também têm grande poder na divulgação de informações para a imprensa. Imagens complementam sugestões de pauta e press releases. Fotos de produtos, instalações, equipamentos, fachadas, equipes e porta-vozes, sempre que ligadas ao tema, facilitam a compreensão da abordagem, e são de grande valia para o jornalista. Porém, a qualidade técnica da foto é fundamental tanto para atender aos critérios técnicos dos veículos – sejam gráficos ou digitais – quanto para representar adequadamente a marca que está sendo divulgada.
Fotos de qualidade são aquelas de alta resolução, e que também atendem a critérios de excelência de imagem.
O tema principal da imagem está visível e está bem enquadrado? A iluminação permite que ele se destaque e que tenha nitidez em detalhes? A foto exibe equilíbrio de cores e contrastes?
O grau de percepção dos públicos para padrões estéticos anda bem alto por conta da sofisticação dos celulares e da publicidade de grandes marcas.
Divulgar fotos ruins é como se afogar na praia; é o mesmo que dizer que o tema da nossa pauta não é tão relevante assim, ou que estamos desatualizados sobre a importância da estética na comunicação.