Especialmente em pautas de negócios, é comum a citação de clientes, parceiros e fornecedores envolvidos na novidade que está sendo divulgada. Embora pareça óbvia a necessidade de autorização do dono da outra marca para isso, nem sempre quem toma a iniciativa da divulgação lembra de solicitá-la.
Mas afinal, não se trata de uma pauta positiva que vai gerar visibilidade para todos? Por que razão isso não seria desejável?
Devemos levar em conta que talvez não seja um momento adequado para a outra empresa se expor, ou que a nossa divulgação possa estar em descompasso com o planejamento de comunicação já definido para aquela marca. Formalizar um pedido de autorização é um ato de respeito e um reforço das boas relações comerciais. No caso de negativa, sempre é possível evitar desgastes refazendo a abordagem do release, focando apenas no trecho da notícia que nos pertence. Porém, se para a outra empresa for uma excelente ideia divulgar o que está sendo feito em parceria, talvez surjam contribuições relevantes que tornem a divulgação ainda mais poderosa.